Ikariam

 

Ikariam é um MMO 2D de estratégia que se joga no browser,  baseada no conjunto das ilhas gregas. No ikariam, os jogadores começam com uma única aldeia, ou Polis, numa ilha do Mediterrâneo e deve expandir seu território e riqueza através do comércio e da conquista.

Ikariam Batalha
Ikariam Batalha

O Inicio
Ikariam é um jogo de estratégia lançado em fevereiro de 2008 pela empresa alemã Gameforge, que publica outros jogos de browser internacionalmente populares, incluindo BiteFight, Gladiatus, e Ogame. Ikariam tem uma semelhança inconfundível para títulos estratégia anterior, mas consegue fazer de forma diferente o suficiente para fazer valer a sua própria afirmação. O jogo passa-se nas ilhas gregas durante a Idade Clássica e coloca uma ênfase forte sobre o oceano. Os jogadores devem conduzir o comércio e a guerra no mar, utilizando desde navios de carga até aos poderosos navios de guerra. Para adicionar mais sabor,existe unidades  de inspiração futurista como gyrocopters, bombardeiros balão de ar quente e gigantes mecanizados de vapor fazem uma aparição.

Ikariam já está disponível em dezenas de idiomas e facilmente acessível a partir de um endereço web, ikariam.org. O registo é um processo simples que envolve apenas a escolha de um servidor, fornecendo um endereço de e-mail e fornecer um nome de utilizador e senha. Verificação de e-mail não é exigido de imediato, mas muitos recursos são desactivados até jogadores de fazer.  Não existe um sistema tutorial ou de busca disponíveis na Ikarian para ajudar os iniciantes a aprender o básico. Mesmo os jogos mais antigos como Travian e Tribal Wars oferecem algumas orientações para os novos jogadores para que a ausência de algum tipo de guia veio como uma surpresa. Em qualquer caso, há uma abundância de informações disponíveis sobre os fóruns e wiki para aqueles que dela necessitam. O jogo não é muito difícil descobrir.

Ikariam Mapa
Ikariam Mapa

Os jogadores começam o jogo com uma cidade (vazia), com algum ouro e madeira. Existem vários pontos de construção espalhados pela cidade, mas apenas dois edifícios estão disponíveis para a construção, uma academia e um quartel. Eu recomendo a construção de uma academia de imediato  e pesquisar de novas tecnologias quando construído e com cidadãos atribuídos(que passam a cientistas).

Vida na ilha no Ikariam
Eventualmente, depois de tropeçar por aí com a interface um pouco, os jogadores vão fazer o seu caminho para o mapa da ilha que exibe uma visão geral da ilha, onde começam inicialmente. Cada ilha parece um pouco diferente, mas tem muitas coisas em comum. Todas as ilhas suportam até 16 jogadores, tem uma serração colectiva (que gera madeira), uma estátua dedicada a um dos Deuses Gregos,um recurso que pode ser uma Mina de Cristal (gera cristal), Pedreira (gera mármore), Mina de Enxofre (gera enxofre), ou Vinha (gera vinho.) Madeira é o principal recurso necessário para a construção de mais edifícios e está disponível em todas as ilhas, mas os jogadores são obrigados a negociar com outras ilhas distantes para adquirir outros recursos. Os jogadores devem designar os trabalhadores para a serração comum, a fim de iniciar a extracção  de madeira, mas os jogadores devem encontrar um equilíbrio porque os trabalhadores devem de ser divididos pelas tarefas. Para tornar mais interessante, os jogadores podem doar recursos para o Serração para ela ser ampliada e gerar mais madeira. Todos os habitantes da ilha devem de doar para a ampliação da Serração e do recurso da ilha, só assim é possível melhorar o crescimento das cidades dessa ilha e promove a interacção dos jogadores. Também interessante é estar disponível para todos os habitantes da ilha os recursos que cada um dá e o numero de trabalhadores que tem a trabalhar, recomenda-se a doação porque se todos doarem e um não, esse pode receber uma advertência dos outros habitantes e até mesmo um ataque de um grande exercito de um dos seu vizinhos

Ikariam - vista da ilha
Ikariam – vista da ilha

A cooperação e o comercio no Ikariam
Os companheiros da sua ilha de partida são aliados naturais, mas não há nada que possa pará-los ou qualquer outro de ocupar sua cidade. Ao contrário de outros jogos de estratégia, Ikariam não oferece nenhuma protecção novato.Se formos ocupados as nossa unidades custam o dobro para serem treinadas. O único recurso para nos vermos livre de ocupação no Ikariam e implorar os vizinhos para ajudar. Se participarem nas doações e se forem bons vizinhos, eles tem todo o em ajudar.A construção de um porto comercial e vários navios de carga permite o comércio com outros jogadores e gerar recursos. Durante essas fases iniciais, apenas algumas construções estão disponíveis para os jogadores, o resto deve primeiro ser pesquisado na academia. No Ikariam a academia tem um papel vital no progresso da sua cidade, a nova pesquisa é feita lá automaticamente num dos quatro campos, marítimo, Economia, Ciência e Militar. Os jogadores podem alternar entre as categorias a qualquer momento e atribuir mais trabalhadores para a academia sempre ela e ampliada.

Ikariam vista da cidade
Ikariam – vista da cidade

Até agora os jogadores de MMO browser têm vindo a esperar o jogo com ritmo lento, especialmente nos jogos de  construção da civilização  como este, mas o Ikariam não oferece a construção instantânea, que é uma característica comum nos jogos mais recentes. Mesmo os utilizadores premium do Ikariam que estão dispostos a pagar em dinheiro real para Ambrosia (a moeda premium) só pode comprar 20%  de aumento a geração de recursos e melhores instrumentos de gestão com ‘Ikariam Plus aos sete dias de cada vez.

No que diz respeito ao equilíbrio, Ikariam vai à frente dos outros jogos pelo que um tutorial de iniciante simplificado não faria mal. Uma das grandes vantagens para os jogadores que pagam e uma queue de construção que simplifica e permite planear melhor a evolução da nossa cidade. Felizmente, Ikariam coloca um timer na sua aba do browser, que torna mais fácil para jogar enquanto navegamos na web ou trabalhamos.

Ikariam logo
Ikariam

Graficos no Ikariam
O bonito, o visual cartoon no jogo são apresentados em numa vista isométrica, que dá ao jogo um design interessante. Não podemos deixar de pensar na série Civilization clássico quando eu vi os rostos acima, nos guias ‘diplomacia’ ,’cidades’, ‘militar’, ‘investigação’ . E, como Civilization, Ikariam é um jogo para jogadores pacientes que não têm medo de perder meses de trabalho a partir de um único ataque. Pode ser um longo tempo antes de os novos jogadores do Ikariam estarem prontos para colonizar novas ilhas ou participar em grandes guerras de alianças, mas as ferramentas estão lá para quem gosta de jogos de estratégia a longo prazo.

Pode jogar em http://pt.ikariam.com para Portugal e http://br.ikariam.com para Brasil

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*